Importância da autoliberação miofascial
- Marta Pohlmann
- 13 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Liberação miofascial é uma técnica que ajuda a aliviar a tensão na musculatura e prevenir lesões. Mio significa músculo. Fascial é o tecido conectivo que envolve o músculo. O procedimento realizado é aplicar uma pressão controlada sobre a região que está mais tensa através de rolos de massagem, bolas, massageadores ou até mesmo manual.
Quando ocorre de o paciente ter dores ou tensão muscular, é porque geralmente ocorreu alguma sobrecarga no sistema miofascial. Pode ter sido a nível físico, como algum acidente, mau jeito ou caída; mecânico que limita o movimento da articulação; ou emocional, onde a tensão foi gerada por algum estresse em que o corpo somatizou a experiência. De todas as formas, ocorre uma sobrecarga no sistema miofascial, fazendo com que se torne mais espesso, rígido e aderido o músculo. Diminuindo a mobilidade articular, iniciando processos inflamatórios e causando dores, pois o músculo não consegue deslizar suas fibras como deveria.
A autoliberação é de extrema importância para você manter a qualidade de vida, minimizando as dores, sem depender de ninguém.
Segundo o artigo “EFEITO DE UMA SESSÃO E DE MÚLTIPLAS SESSÕES DE AUTOLIBERAÇÃO MIOFASCIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA”, publicado na Revista Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte em Jul/Ago, 2022, verificou-se que uma sessão e múltiplas sessões mostraram resultados positivos similares na recuperação de agilidade, dor, flexibilidade, remoção de lactato sanguíneo e percepção de recuperação. A autoliberação miofascial com rolo demonstra potencial para acelerar o processo de recuperação de atletas.
Caso você não goste de fazer ou não tenha tempo, procure um profissional para te ajudar nessa liberação para não acumular tanta tensão e isso se tornar uma dor crônica.
Marta Schneider Pohlmann - ABQ 746.
Quiropraxista responsável pela Yana- Clínica de Quiropraxia.
Atendimentos na Lagoa da Conceição - Florianópolis.
Abaixo segue o link do artigo: https://www.scielo.br/j/rbme/a/Zxr6rBFnP3z5bM5Q7L7nY7R/?format=pdf&lang=pt
Comments